top of page
Buscar

10 livros para ler no Dia Mundial da Poesia

  • Fernanda de Moraes
  • 21 de mar.
  • 5 min de leitura

O Dia Mundial da Poesia, celebrado em 21 de março, é uma homenagem à força das palavras e ao poder da criatividade. Instituído pela UNESCO em 1999, essa data ressalta a importância da poesia na cultura e na história da humanidade. 


Para comemorar, preparamos uma seleção especial de livros que exploram diferentes estilos e vozes poéticas, desde os clássicos até os contemporâneos.


Como surgiu o Dia Mundial da Poesia?

O Dia Mundial da Poesia surgiu na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no ano de 1999, com o objetivo de reforçar a importância da poesia enquanto manifestação artística para a Humanidade. 


Assim, ficou instituído que no dia 21 de março seria celebrado o Dia Mundial da Poesia, bem como seriam estimuladas a criatividade, a pluralidade linguística e cultural, promovendo o ensino e declamação da poesia, afinal esta é uma arte milenar e possui muitas autoras e autores que representam muito bem este gênero.


A poesia começou como manifestação artística a partir da tradição oral, com declamações acompanhadas de um instrumento musical chamado lira. Por meio da poesia, as pessoas narram histórias, culturas e conhecimentos sobre os diversos povos espalhados pelo mundo.


Dia Mundial da Poesia
Dia Mundial da Poesia

10 livros para comemorar o Dia Mundial da Poesia

A poesia continua sendo uma das artes milenares que continuam sendo produzidas continuamente e nós somos suspeitas, mas acreditamos que a poesia é uma das maneiras mais sensíveis de compartilhar sentimentos e emoções.


Para comemorar este dia em grande estilo, criamos uma lista com dez livros para comemorar o Dia Mundial da Poesia em grande estilo, com opções para quem gosta de textos mais tradicionais ou mais ousados.


Livros de poesias clássicos


Livro 1. Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade

Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade, é uma obra que reflete as impressões do autor sobre o que acontece no mundo e sua indignação 

frente às violências praticadas em períodos de guerra, tendo em vista que o autor acompanhou grandes eventos como a Crise de 1929, a Segunda Guerra Mundial e a Ditadura Militar no Brasil.

Dia Mundial da Poesia - Sentimentos do mundo, de Carlos Drummond de Andrade
Dia Mundial da Poesia - Sentimentos do mundo, de Carlos Drummond de Andrade

Se você também compartilha com Drummond este sentimento de compaixão pela humanidade e se comove com as mazelas que presenciamos ainda atualmente, esta é a opção ideal para o Dia Mundial da Poesia.


Livro 2. A Teus Pés, de Ana Cristina César

A teus pés é o único livro de poemas de Ana Cristina César e foi publicado em vida, pela autora em 1982. A autora desafiou o conceito de "literatura feminina” rompendo as barreiras entre gêneros literários, e principalmente entre o eu lírico e o eu biográfico.


Dia Mundial da Poesia: A Teus Pés, de Ana Cristina César
Dia Mundial da Poesia: A Teus Pés, de Ana Cristina César

Uma excelente oportunidade para conhecer esta autora tão importante na construção de uma "nova poesia”, com uma poética desafiadora e capaz de lhe inspirar para quem sabe produzir seus próprios poemas neste 21 de março, Dia Mundial da Poesia. 


Livro 3. Um amor Feliz, de Wislawa Szymborska

Wislawa é uma poeta com inteligência de tirar o fôlego e é capaz de conquistar os leitores mais exigentes pela sua capacidade de condensar na escrita suas observações sobre a vida cotidiana.


Um amor feliz é apenas uma das coletâneas de poemas de Wislawa Szymborska passeia de maneira informal pelos acontecimentos diários e pelos amores que por ventura cruzaram os seus caminhos.



Dia Mundial da Poesia: Um amor Feliz, de Wislawa Szymborska
Dia Mundial da Poesia: Um amor Feliz, de Wislawa Szymborska

Você pode começar a ler poemas de Wislawa no Dia Mundial da Poesia, mas certamente não conseguirá parar de ler tão cedo!


Livro 4. Toda Poesia, de Paulo Leminsk

Toda poesia é um livro para degustar aos poucos e talvez nunca mais largar! Paulo Leminsk apresenta nesta obra, toda sua trajetória poética e você poderá encontrar desde haikais até canções, rompendo com o conservadorismo que rondava a escrita poética da época - o que não quer dizer que já tenhamos ultrapassado essa fase.


Dia Mundial da Poesia: Toda Poesia, de Paulo Leminski
Dia Mundial da Poesia: Toda Poesia, de Paulo Leminski

Um dos poetas mais lidos de todos os tempos merece um lugar na sua estante e sua contemplação neste dia e em todos os outros.


Livro 5. Júbilo, Memória, Noticiado da Paixão, de Hilda Hilst

Júbilo, memória, noviciado da paixão é uma das obras mais lidas de Hilda Hilst. A autora, que brilhou nas suas produções em prosa, construiu este livro de poemas apresentando temas como: a entrega amorosa, a devoção mística, o anseio pelo encontro, o temor da morte.


Dia Mundial da Poesia: Júbilo, Memória, Noticiado da Paixão, de Hilda Hilst
Dia Mundial da Poesia: Júbilo, Memória, Noticiado da Paixão, de Hilda Hilst

Estes são alguns livros de poesia clássica, mas se você prefere ler textos considerados mais contemporâneos, que tal se arriscar em águas mais profundas? Conheça agora cinco opções de livros de poesias contemporâneos para aproveitar melhor o Dia Mundial da Poesia.


Livros de poesias contemporâneos


Livro 6. Tudo Nela Brilha E Queima, de Ryane Leão

Tudo nela brilha e queima é uma coletânea de poemas cheia de força e resistência contidas nas palavras desta poeta contemporânea, capaz de emocionar e provocar diversas sensações em quem lê.


Dia Mundial da Poesia: Tudo Nela Brilha E Queima, de Ryane Leão
Dia Mundial da Poesia: Tudo Nela Brilha E Queima, de Ryane Leão

Ryane é a idealizadora do projeto onde jazz meu coração nas redes sociais, com mais de 600 mil seguidores, na qual compartilha seus poemas manifestando a si mesma, independentemente dos silenciamentos que sofre.  


Livro 7. Poemas da Recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo

Conceição Evaristo publicou Poemas da Recordação e outros movimentos em 2017, e desde então tem arrebatado corações, com sua riqueza textual, enquanto apresenta a pobreza, a fome, a dor, por meio de uma crítica social profunda e devastadora.


Dia Mundial da Poesia: Poemas da Recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo 
Dia Mundial da Poesia: Poemas da Recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo 

Você irá se encantar com a intertextualidade e com a identidade marcante desta poeta que coloca na sua escrita toda a intensidade do conceito de escrevivência, enquanto compartilha poesias criativas e inesquecíveis.


Livro 8. A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace

Um livro de poemas para ser lido neste Dia Mundial da Poesia, apenas se você estiver com disposição para desmistificar a ideia de princesa difundida ao longo do tempo. Ao contrário, A princesa salva a si mesma neste livro demonstrando a importância de quebrar paradigmas e de construir novos ideias de existência.


Dia Mundial da Poesia: A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace
Dia Mundial da Poesia: A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace

Se você também acredita ou acreditava que precisava ser salva por um príncipe, estas poesias podem lhe mostrar um pouca da força que há em cada menina (mulher) para construir seus próprios castelos e suas próprias histórias.


Livro 9. O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques

O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques, é um livro delicado que transita entre as palavras e as coisas. É considerado por alguns críticos como uma das produções mais relevantes da lírica brasileira.


Dia Mundial da Poesia: O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques
Dia Mundial da Poesia: O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques

Livro 10. Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur

Em uma espécie de escrita curativa, Rupi Kaur se debruçou em pensar e sentir suas dores, enquanto compartilha com o público poemas que vão mexer no íntimo e provocar uma mudança no modo de se relacionar com momentos ruins.


Dia Mundial da Poesia: Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur
Dia Mundial da Poesia: Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur

A poesia é capaz de colocar beleza até nas violências? É isto que pode ser lido e percebido em Outros jeitos de usar a boca, enquanto se lê e aprecia as gravuras também assinadas pela própria autora.


Dia Mundial da poesia na Editora Xará

Comemorar o Dia Mundial da Poesia aqui na Editora Xará é uma grande alegria, já que começamos como uma editora independente pensando o livro como um objeto de arte coletivo, criado de maneira respeitosa, criativa, profissional e amigável.


Celebramos a existência de cada pessoa autora e de suas publicações, como formas individuais de fazer com que esse dia tenha um significado ainda maior. Para conhecer nossos livros e aproveitar as poesias, acesse o nosso site e conheça um pouco mais o nosso catálogo.




 
 
 

Comentarios


bottom of page